Cidades

Crédito no cartão Arariboia em Niterói será liberado dia 24

Imagem ilustrativa da imagem Crédito no cartão Arariboia em Niterói será liberado dia 24
|  Foto: Picasa
Distribuição dos cartões começou nesta segunda no Caminho Niemeyer. Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

Os primeiros cartões do Moeda Social Arariboia foram entregues, nesta segunda-feira (17), em Niterói. O programa de transferência de renda da prefeitura beneficiará 63 mil pessoas no município. Com valor mensal médio de R$ 360,00, podendo chegar a R$ 540,00 para famílias compostas por seis pessoas, o auxílio é permanente. A entrega continua nesta terça-feira (18), no Caminho Niemeyer, para as letras C, D e E. O primeiro crédito do cartão estará disponível na próxima segunda-feira (24).

Serão contempladas aproximadamente 27 mil famílias inscritas no Cadastro Único, dentro da faixa de renda estabelecida pelo programa. Segundo a administração de Axel Grael (PDT), a ideia é que a arariboia seja usada como moeda local circulante, para aquecer e movimentar a economia nas comunidades.

Cartão

A entrega dos cartões está acontecendo das 8h às 17h. A lista de pessoas contempladas já está disponível. A repescagem para quem quem não conseguiu buscar o cartão será divulgada nos próximos dias.

O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, reforçou a importância da Moeda Social no desenvolvimento comunitário e sustentável.

"Niterói começa hoje a mudar o futuro das pessoas com um projeto que vai além de um programa de transferência de renda, mas que preza também pelo desenvolvimento local e comunitário. A Moeda Social Arariboia vai transformar a realidade da população mais vulnerável, que realmente precisa da ajuda do governo, e também dos pequenos comércios, gerando desenvolvimento e emprego"

Moradora da Vila Ipiranga, Aniele do Nascimento, de 31 anos, foi a primeira pessoa a receber a Moeda Arariboia. Mãe de 3 filhos, ela não está trabalhando no momento e mora sozinha com as crianças.

“Essa é uma ajuda fundamental para nós, principalmente para a alimentação dos meus filhos. Minha filha do meio precisa de medicação, então o auxílio nos possibilita arcar com isso também. O mais novo toma 6 latas de leite por mês. É muito importante termos esse auxílio permanente”

A prefeitura argumenta que o objetivo do programa é gerar emprego e renda em regiões de maior desigualdade socioeconômica dentro do município, com a redução da extrema pobreza. Mais de quatro mil comerciantes estão aptos a receber a moeda social como pagamento por serviços e produtos. As famílias contempladas pelo programa foram selecionadas através do recorte de renda, extrema pobreza e pobreza, conforme as regras do Programa Bolsa Família, do Governo Federal.

Onde retirar

Caminho Niemeyer.  R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói.

Horário de 8h às 17h.

Calendário

  • Terça-feira (18) – Beneficiários iniciados pelas letras C, D e E.
  • Quarta-feira (19) – Beneficiários iniciados pelas letras G, H, I, J e K.
  • Quinta-feira (20) – Beneficiários iniciados pelas letras L, N, O, Q, S, U, W, X, Y e Z.
  • Sexta-feira (21) – Beneficiários iniciados pelas letras M e T.
  • Sábado (22) – Beneficiários iniciados pelas letras P, R e V.

< Pontos turísticos são interditados pela Defesa Civil em Maricá Briga entre grupos de bate-bolas termina em morte na Zona Norte do Rio <